• Geopizza | Rodrigo Zottis

República das Bananas – Geopizza #05

O Brasil é frequentemente chamado de República das Bananas. Essa expressão veio da América Central – do sec 19 ao final do 20, a região foi controlada por empresas que submetiam trabalhadores à condições análogas à escravidão, sequestravam e torturavam opositores que empregavam milícias, tudo com o aval ou ajuda dos próprios governos.

Acredite ou não, empresas que vendiam bananas sediadas em Honduras, El Salvador, Guatemala, Belize se tornaram mais poderosas que seus próprios países de origem: eram donas de estradas, serviços de tecnologia, terra para agriculturas, controlando o comércio de bananas dos Estados Unidos até a Argentina.

Tudo isso está muito bem documentado através de depoimentos e investigações em que envolvidos admitiram ter participado destes episódios, financiados por instituições como a CIA, até o fim da Guerra Fria.

No 5º episódio do Geopizza, falamos de como empresas de bananas na América Latina cometeram crimes contra a humanidade durante mais de um século. Essas empresa sexistem até hoje – operando através de outros nomes. Cardápio da Semana (dicas culturais): Banana Land: Blood, Bullets & Poison – 2014

Quer nos ajudar a produzir mais podcasts como esse e receber recompensas? A partir de R$ 2 por mês você ajuda a construir o Geopizza!

Escute o podcast também no no: Spotify: https://spoti.fi/2NJLR91 Google podcasts: https://bit.ly/34zCuje Apple Music: https://apple.co/2ItQEJT Deezer: https://bit.ly/35c4Fpl Listen Notes: https://bit.ly/2NHTIEe Chartable: https://bit.ly/32fF6RL


#Podcast

  • Instagram - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco