• Geopizza | Rodrigo Zottis

O Glorioso Império Inca #21

O Império Inca foi o maior Império pré-colombiano de todas as Américas, com mais de 3 mil km de extensão.

De 1438 até 1533, os incas utilizaram da conquista militar à assimilação pacífica, para incorporar uma grande porção do oeste da América do Sul, incluindo grande parte do atual Equador, Peru, e partes da Bolívia, Argentina, Chile e Colômbia. O império abrangia diversas nações e mais de 700 idiomas diferentes, sendo o mais falado o quíchua, com sede em Cusco, Peru. Com uma população de aproximadamente 10 milhões de pessoas no século 15, o império era a soma do conhecimento e cultura de diversos povos andinos sob o domínio dos incas, com mais de 2 mil km de estradas, um sistema postal, reservatórios de comida e armas, e uma arquitetura resistente a terremotos e desastres naturais.

Após a chegada dos espanhóis na região em 1532, estes, em menores quantidades que os incas fizeram alianças politicas com grupos rivais para derrubar o Império. Devido aos surtos de varíola trazidas pelos espanhóis e principalmente após a captura e assassinato do imperador Atahualpa, a civilização inca começou a se desmantelar em 1533, sendo muitos escravizados pelos espanhóis para extração de minério.

Dicas culturais (cardápio da semana): Livro The Last Days of the Incas (2012)

Escute o podcast também no no: Spotify: https://spoti.fi/2NJLR91 Google podcasts: https://bit.ly/34zCuje Apple Music: https://apple.co/2ItQEJT Deezer: https://bit.ly/35c4Fpl Auxilie o Geo a produzir mais podcasts e ganhe recompensas através do apoia.se/geopizza ou do picpay.me/geopizza

  1. Hots: Rodrigo Zottis e Alexander Desmouceaux

#Podcast

  • Instagram - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco