• Geopizza | Rodrigo Zottis

A Tragédia Tóxica de Bhopal - Geopizza #35





Em 1984 em Bhopal, na Índia, um desastre de uma fábrica americana de pesticidas matou mais de 500 mil indianos –  e ainda causa graves danos à saúde da população devido a falta de contenção de riscos.

A empresa de pesticidas Union Carbide, com sede em Nova York e uma filial em Bhopal, não conseguiu vender seus estoques de pesticida, causando em um crescente prejuízo que levou ao sucateamento de seus protocolos de segurança.

Inevitavelmente, um vazamento de gás tóxico atingiu a cidade e diversos bairros, contaminando os lençóis freáticos de toda a cidade. O acontecimento foi abafado na mídia europeia e americana, devido ao envolvimento dos Estados Unidos.

Hoje, a fábrica onde ocorreu o acidente ainda existe e está abandonada, repleta de produtos químicos tóxicos que continuam contaminando a cidade.

Nenhum funcionário americano de alto escalão foi demitido e penalizado. Até hoje, vítimas indianas tentam buscar recompensação financeira por causa da tragédia, mas foram impossibilitados de buscar reparações judiciais em tribunais americanos. 







Cardápio da Semana (dicas culturais)

Livro:

Animal’s People – 2007 de Indra Sinha

Filmes:

Bhopal: A Prayer for Rain (2014) de Ravi Kumar

Bhopal Express – 1999 de Mahesh Mathai

  • Instagram - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco