• Geopizza | Rodrigo Zottis

A Maldição do Petróleo – Geopizza #11

Desde 1980, o mundo se tornou mais rico, democrático e pacífico. No entanto, isso só é verdade para países sem petróleo. Continentes com grandes quantidades de petróleo como África, América Latina, e Ásia não estão mais ricos, democráticos ou pacíficos, do que foram três décadas atrás.


Alguns estão em situação pior. De 1980 a 2006, a renda per capita caiu mais de 10% na Venezuela, 45% no Gabão e 85% no Iraque. Muitos produtores de petróleo – como Argélia, Angola, Colômbia, Nigéria, Sudão e Iraque – foram marcados por décadas de guerra envolvendo um recurso mineral específico: petróleo.

Hoje, os estados petrolíferos têm 50% mais chances de serem governados por autocratas e mais 2x mais probabilidade de ter guerras civis do que os estados não petrolíferos.


O Oriente Médio é a materialização desse problema, a região possui mais da metade das reservas de petróleo do mundo e fica muito atrás do resto do mundo em relação à democracia, igualdade de gênero e reformas econômicas.


Nos acompanhe na 11ºedição do podcast do Geopizza para entender porque esse recurso tem muito mais chance de arruinar uma nação do que leva-la a prosperidade.


Cardápio da Semana (dicas culturais): Livro “A Maldição do Petróleo” de Michael L. Ross, 2016 ( The Oil Curse: How Petroleum Wealth Shapes the Development of Nations ) Filme: There Will be Blood, 2007

Escute o podcast também no no: Spotify: https://spoti.fi/2NJLR91 Google podcasts: https://bit.ly/34zCuje Apple Music: https://apple.co/2ItQEJT Deezer: https://bit.ly/35c4Fpl Listen Notes: https://bit.ly/2NHTIEe Chartable: https://bit.ly/32fF6RL

Nos auxilie em nossa campanha e ajude o Geo a produzir mais conteúdo como esse: goo.gl/xvjKXm


  • Instagram - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco