• Geopizza | Rodrigo Zottis

A Lei Seca nos EUA Pt2 – Geopizza #28

Há 100 anos, o país que era conhecido como a terra da liberdade proibiu todo consumo de álcool. A lei que pretendia reduzir os crimes e a violência ligada a substância teve muitos efeitos contrários ao que propunha. Durante os 13 anos em que a lei revigorou, milícias e gangues por todo o país tornaram-se milionárias com o contrabando de bebidas alcoólicas aos estabelecimentos subterrâneos que funcionavam na ilegalidade. Essas operações complexas de contrabando usavam rios e estradas improvisadas entre as fronteiras. Não apenas criminosos entravam na organização, mas também empresas já consolidadas do ramo do transporte, comércio ou até mesmo alimentício. As disputas territoriais entre as milicias frequentemente transformavam as cidades dos Estados Unidos em campos de batalha, com tiroteios a plena luz do dia, seja em Nova York, Chicago ou Los Angeles. Consequentemente, homicídios, roubos e assaltos aumentaram significativamente entre 1920 e 1933, data que a lei foi revogada. Na nossa última edição, abordamos como a Proibição tornou pequenos furtadores em administradores de grandes milícias que compravam influência na política e que lições podemos tirar de 1920 para nossa atual Guerra às Drogas.

Hots: Rodrigo Zottis e Alexander Desmouceaux Convidado: Thanius Silvano Martins e Edoardo Lobl Escute o podcast também no: Spotify: https://spoti.fi/2NJLR91 Google podcasts: https://bit.ly/34zCuje Apple Music: https://apple.co/2ItQEJT Deezer: https://bit.ly/35c4Fpl

Esse podcast só foi possível graças ao apoio de nossos barões. Auxilie o Geo a produzir mais conteúdo e podcasts através do https://apoia.se/geopizza Indicação Podcast A Virada Dicas culturais:

Filmes:

– Scarface, de 1932 – Inimigo Público, de 1931 – Little Caesar, de 1931 – Quanto mais quente melhor, de 1959 – O Massacre de Chicago, de 1967 – Lucky Lady, 1975 – Era uma Vez na América, de 1984 – Grass (2000) – Super High Me (2008) – Public Enemies (2009) – Os Infratores (2012)

#Podcast

  • Instagram - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco