• Geopizza | Rodrigo Zottis

A Lei Seca nos EUA Pt1 – Geopizza #27

Durante 13 anos foi ilegal beber qualquer bebida alcoólica nos Estados Unidos. A lei seca foi aprovada na esperança de reduzir a violência e pobreza ligadas à substância, que tornava bairros inteiros dependente da economia gerada pela bebida. Contudo, o efeito resultante da lei foi o contrário do esperado.

O ponto de encontro das pessoas que queriam beber tornaram-se bares clandestinos no subterrâneo para não chamar atenção. Bebidas contrabandeadas possuíam um teor alcoólico maior que a legalizada, resultando no aumento da criminalidade e o enriquecimento das máfias.

Consumia-se também qualquer bebida que alterasse a sobriedade: verniz, líquido de polir botas, líquido de limpar para-brisas, anticongelante, fluído de freio ou inseticida, e outros. A medida só foi revogada no governo de Franklin Roosevelt em 1933.

A proibição do álcool não existiu apenas nos Estados Unidos: a União Soviética também proibiu o consumo durante 9 anos, começando em 1960 para aumentar a produtividade do país. A medida teve um desfecho parecido com os Estados Unidos, embora o governo soviético tentou novamente em 1985 no governo Gorbachev, mas em vigor durante menos de 1 ano. Na 1º parte do podcast da Lei Seca, abordaremos quais foram os motivos que levaram o país que era sinônimo de liberdades individuais e estaduais, proibir uma substância a nível nacional e quais os argumentos utilizadas contra e em favor a ela.

Hots: Rodrigo Zottis e Alexander Desmouceaux Convidados: Thanius Silvano Martins e Edoardo Lobl Dicas culturais: Escute o podcast também no: Spotify: https://spoti.fi/2NJLR91 Google podcasts: https://bit.ly/34zCuje Apple Music: https://apple.co/2ItQEJT Deezer: https://bit.ly/35c4Fpl

Esse podcast só foi possível graças ao apoio de nossos barões. Auxilie o Geo a produzir mais conteúdo e podcasts através do https://bit.ly/2KGn84g

#Podcast

  • Instagram - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco